Home » , , , , , » Como podemos viajar no tempo?

Como podemos viajar no tempo?

Fale ae viajantes! Hoje... ah, hoje... Já se acomoda e se prepara, porque a viagem, dessa vez, vai ser no mundo real, isso mesmo, nós vamos falar de realidade, mas não qualquer realidade, vamos falar da coisa mais controversa e doida que existe, o tempo! Então, entrem no DeLorean e bora viajar pelo tempo!

Viagem no tempo

Introdução


Antes, algumas observações importantes sobre essa teoria.  Primeiro, eu não sou físico, logo o que sei é apenas o que foi divulgado, eu não fui fazer os cálculos para saber se é verdade. Segundo, esta teoria vai envolver conceitos de física, vou tentar explicar e resumir o melhor que eu posso, mas se não entender vou deixar links mais detalhados. Terceiro, se você não acredita nas descobertas de Einstein nem adianta ler a teoria.

Eu sempre fui fascinado pela viagem no tempo, e não só eu, este é o sonho da humanidade desde que Albert Einstein lançou a teoria da relatividade, é simplesmente impossível falar de viagem no tempo sem falar dele. Einstein descobriu que o tempo e o espaço na verdade fazem parte de uma mesma estrutura, que ele chamou espaço-tempo, se você distorcer de alguma forma essa estrutura, você irá distorcer tanto o espaço quanto o tempo, e é com isso que se torna possível fazer a viagem. 

Mas de que forma isso é possível? Bem... Os únicos jeitos de viajar no tempo, são ir para o futuro ou para o passado. "Cold, isso é óbvio!... Dâr", nem tão óbvio assim, se pensar bem, o passado de hoje não era passado ontem. De qualquer forma, vamos ver cada uma das formas separadamente.

Viagem para o futuro


Viagem no tempo

Como seria possível viajar para o futuro? Ai é que está o problema, porque até onde sabemos, o futuro ainda não existe, então como viajar para um lugar que ainda não existe? Simples, é só fazer o tempo passar mais devagar para você. Não entendeu? Calma que eu explico =) 

Viagem no tempo por velocidade


Segundo Einstein, a velocidade tem a capacidade de distorcer o espaço-tempo, então imagina algo rápido... Pensou em que? Numa Ferrari? Num jato talvez? Isso está muiiiito longe de ser o suficiente... Para vocês terem uma ideia, o objeto mais rápido já criado pelo homem é o foguete do projeto Hélios, esse aí em baixo.

projeto helios
Fonte: Wikimedia Commons

Ele alcança 252.792 km/h, com isso, ele daria aproximadamente 6 voltas na Terra em 1 hora, rápido não? Não! É lento, muito lento, pra conseguir distorcer o espaço-tempo de forma significativa o objeto precisa estar na velocidade da luz, ou muito próximo dela, e a velocidade da luz é equivalente à aproximadamente 1 FUCKING bilhão de km/h ou, 1. 000 000 000 km/h. É muito zero! Ou seja, estamos muito longe de conseguir isso, mas e se fosse possível, o que aconteceria?

Einstein deu para esse fenômeno o nome de "Dilatação do Tempo", basicamente se você atingir a velocidade da luz, o tempo vai passar mais devagar pra você. Então vamos supor que você foi posto em órbita na Terra como um satélite, e esteja viajando na velocidade da luz, se você passar 7 anos viajando nessa velocidade, vão ter passado aproximadamente 500 anos na Terra, ou seja, você envelheceu 7 anos, enquanto o resto do mundo envelheceu 500. Sacaram? Em 7 anos você viajou 500 anos, de certa forma, você foi para o futuro.


Nossa! E por que nunca fizeram isso? Bem... Já fizeram. Isso aí, mesmo não conseguindo chegar na velocidade da luz, colocaram uma pessoa para ficar dando voltas na Terra.

Sergei Krikalev


Essa pessoa foi um russo chamado Sergei Krikalev, até o momento ele é o recordista mundial de viagem no tempo, orbitando numa velocidade de 28.160 km/h, ele conseguiu viajar... Adivinhem.... Isso aí, 1 quinquagésimo de segundo, ou 1/50 seg, ou 0,02 segundos, para o futuro. O cara passou quase 804 dias (Isso da mais de dois anos) rodando em volta da Terra para conseguir míseros 0,02 segundos.

Pois é... Viajar no tempo é uma tarefa muito complicada, muito mais complicada do que vocês imaginam. É quase como infligir as leis do universo, e pra fazer algo que afete esse universo, logicamente precisa-se se chegar aos seus limites. Mas será que conseguimos chegar a isso?

Viagem no tempo por gravidade


Buraco negro


A velocidade não é á única forma de fazer o tempo passar mais devagar, A gravidade também dilata o espaço-tempo. A forma como Einstein provou isso é muito interessante, mas não vou explicar aqui, vamos apenas dizer como funciona. Eu vou explicar bem resumidamente, e tem muitos detalhes que não vou citar, então se estiverem interessados sugiro darem uma olhada aqui.

Agora, para entender a viagem no tempo por gravidade, primeiro precisamos entender nosso universo, e isso vai ser bem complicado. Mas vamos lá, exercitando sua imaginação...

Dado que vivemos num mundo de 3 dimensões, como as coisas funcionam dentro dele? Imagine um cubo preenchido, que seja mole, como se ele fosse feito de amoeba. Agora imagine bolinhas dentro desse cubo, boiando nesse material, percebem como as bolinhas alteram a forma do cubo? Se esse cubo for nosso universo e essas bolinhas forem os astros e planetas, poderemos notar que as bolinhas afetam o espaço em que elas estão. E quanto maior a bolinha mais deformado ficará o cubo. Diante disso, uma representação possível para esse cenário no nosso universo, seriam as imagens abaixo.

Espaco tempo
Espaco tempo

Como podem ver, cada corpo afeta a "estrutura" do universo, alguns mais, outros menos. Mas  em 3D vai ficar complicado, então para facilitar minha vida, e a de vocês, vamos pensar nele como uma grande rede plana, assim.

Espaco tempo

Estão vendo que os corpos modificam a rede? Então... A gravidade segundo Einstein, nada mais é do que essa curvatura no espaço-tempo, a lua gira em torno da terra por causa da curvatura que a Terra cria nessa rede. 

Para verificar esse efeito, eu proponho um experimento, é muito divertido. Peguem um lençol e suspenda-o do chão, pegue vários objetos pesados e leves e jogue-os no lençol, vejam como os objetos deformam o lençol e como os mais leves caem sobre os mais pesados, muito legal mesmo ^^

Voltando à teoria, essa rede é tanto o espaço quanto o tempo, e como é possível distorcê-la ao ponto de afetar o tempo? Bem, aí é que entram os buracos negros =D

Buraco negro

Buracos negros são bem raros de acontecer, uma estrela tem que ter propriedades bastante específicas para que se torne um buraco negro, aqui tem uma explicação mais detalhada de como uma estrela vira um buraco negro. Mas considerando que o buraco negro exista, o que ele é? Ele é uma singularidade gravitacional que tende ao infinito. "An? Não entendi...". Traduzindo... É como se ele ficasse cada vez mais pesado, infinitamente. É como se você pegasse seu lençol e jogasse uma montanha nele, o que vai acontecer com seu lençol? Se ele for elástico o suficiente ele vai criar um funil gigantesco com a montanha perdida lá no fundo, se não for, ele rasga. Com o espaço-tempo não é muito diferente.

buraco negro e o tempo


O buraco negro distorce tanto o espaço-tempo que alguns afirmam que no seu centro o tempo simplesmente não existe. Se um astronauta por acaso chegasse ao centro, para nós, passaria a eternidade antes que ele realmente entrasse no buraco. Pois é... A coisa vai ficando cada vez mais doida. Bom, mas o que isso tudo tem a ver com a viagem no tempo? A teoria conta que se você conseguisse ficar próximo o suficiente de um buraco negro sem cair dentro dele, você obteria o mesmo efeito de viajar na velocidade da luz, o tempo passaria mais devagar para você. Esse assunto foi tratado no filme Interestelar, se não viu, veja, é um ótimo filme ^^. 

Não tem como saber exatamente quanto tempo passaria para uma pessoa próxima do buraco negro e para quem está longe, pois depende do buraco negro, depende do local que você está, depende da sua própria gravidade, então não existe uma fórmula que diga exatamente quanto tempo passaria, pelo menos eu não encontrei nenhuma, porém o efeito ainda seria o mesmo, você viajaria para o futuro. O problema é só a questão de se aproximar de um buraco negro, principalmente considerando que o mais próximo está a 3 mil anos-luz daqui. Se a luz demora 3 mil anos para chegar lá, que esperança nós temos de nos aproximarmos dele? E mais... Como não morrer fazendo isso?

É... pelo visto viajar para o futuro está bem próximo do impossível, mas e para o passado?

Viagem para o passado


buraco de minhoca

Para falar sobre viagem para o passado precisamos saber o que são os chamados buracos de minhoca.

Viagem através de Buracos de Minhoca


Os buracos de minhoca são dois pontos interligados no universo, aparentemente seriam como buracos negros, só que estáveis. O próprio Einstein já havia percebido que sua Teoria da Relatividade Geral, previa a existência desses buracos, mas ele não chegou a concluir seu estudo. Então, o que sabemos sobre os buracos de minhoca é que teoricamente eles existem, mas ninguém nunca viu um, e como ninguém nunca viu, não se sabe exatamente como eles podem se formar. Teorias acreditam que esses buracos podem funcionar de duas formas.

buraco de minhoca

Na primeira, ele funcionaria como um atalho, é como se você dobrasse uma folha de papel para deixar dois pontos mais próximos um do outro.

buraco de minhoca

Na segunda, ele seria um túnel mesmo, ligando os dois pontos, como uma caverna que atravessa uma montanha, só que dentro desse túnel o tempo não passa, então você se deslocaria instantaneamente de uma ponta para a outra.

E o que isso tem a ver com viajar para o passado? Bem, lembram daquela parte quando eu disse que no centro de um buraco negro o tempo não existia? Aqui funciona da mesma forma, dentro de um buraco de minhoca o tempo para. Então se um buraco de minhoca surge no ano de 1940 ele sempre vai ter como destino o ano de 1940. Mesmo que o tempo passe para o resto do universo, para aquele buraco de minhoca o tempo congelou em 1940, então se você entra nesse buraco no ano de 2017, quando sair na outra ponta você vai estar em 1940. Legal né? Literalmente um túnel do tempo. Mas existem problemas aí...

O paradoxo do Avô

paradoxo do avô

Se você voltasse no tempo poderia encontrar-se consigo mesmo, o que já seria bastante estranho, mas e se você voltar ainda mais no tempo, mais especificamente para o tempo do seu avô e impedisse que seu avô conhecesse sua avó? Você não nasceria, e se você não nasce como você pode estar vivo para voltar no tempo depois? Opa... Buguei... Mexer com o tempo pode enlouquecer qualquer um, sério... Mas voltando ao paradoxo, você não pode voltar no tempo, porque se você voltar, tudo para de fazer sentido. 

Existem algumas teorias de o que aconteceria. Umas dizem que a natureza simplesmente torna impossível viajar para o passado, não importa o que você faça, outras dizem que mesmo que você volte no passado você não consegue alterar nada, aquilo vai acontecer com ou sem a sua intervenção, mas a mais interessante, é a teoria do multiverso. Basicamente ao voltar para o passado, você cria um outro universo com um outro futuro, então se você matar o seu avô, você não vai nascer no futuro, porém vai viver aquela vida até sua morte como se nada tivesse acontecido e um outro futuro será escrito, completamente diferente daquele que você conhecia.

Conclusão


Tempo e espaço são uma das coisas mais doidas da física, e qualquer um pode enlouquecer com eles. Mas o que eu tentei aqui foi demonstrar da forma mais simples possível, teorias de como o ser humano pode viajar através do tempo, só que como vimos, é praticamente impossível, pois temos uma barreira chamada espaço-tempo que nos impede, e burlar essa barreira exige façanhas tão gigantescamente grandes que o ser humano ainda não encontrou um meio de controlá-las, se é que é possível controlá-las. Lá no LHC o pessoal está vendo se com colisões de partículas em velocidades próximas da luz é possível criar buracos de minhoca, mesmo que minúsculos, mas pelo menos por enquanto nada a respeito foi divulgado, mas se levarmos em consideração o John Titor, não vão divulgar mesmo. Não conhece John Titor? Bem eu colocaria um link aqui pra você ler sobre ele, mas dessa vez farei diferente, vou recomendar um anime, assistam Steins Gate, esse anime trata da viagem no tempo e também fala sobre o John Titor, assistindo ele você com certeza vai querer pesquisar sobre o John. Gostaria muito de falar sobre o LHC, John Titor, e teorias de pessoas que parecem ser viajantes do tempo, mas infelizmente esse post já está longo demais, fica para a próxima.

Bom gente, hora de desembarcar... Por hoje vai ser só isso mesmo, teoria mega complicada, fiz o máximo para deixar ela fácil de entender, eu espero que tenham gostado, e como de costume...

Até a próxima viagem! o/
Compartilhe :
Comentários:
4

4 comentários:

  1. para viajar no tempo vc precisa criar duplas singularidades gravitacionais que seria o suficiente para criar um buraco de minhoca criando as duplas singularidades atraves de um acelerador de particulas e manipulando as com um campo eletromagnetico o intenso o suficiente para manipular as duplas singularidades e gerar um buraco de minhoca através das singularidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O complicado é só criar essas singularidades... xD

      Excluir
    2. Não sei quem comentou, mas obrigado, você me deu uma ótima ideia! Vou trazer um post completo sobre o John Titor.

      Excluir

 
Desenvolvido por Soluções da Web | Todos os direitos reservados à Viaje em Teorias
Sobre | Contato
.