Home » , , , , » Teoria de One Piece - O One Piece Desvendado!

Teoria de One Piece - O One Piece Desvendado!

Olá viajantes! Preparados para a viagem de hoje? Acho bom estarem, pois a viagem de hoje será épica! Vamos navegar pelo mundo dos piratas e entender o quão incrível o mestre Oda é... Vamos tentar desvendar o que seria o tão procurado One Piece!

O que é o One Piece ?


banner one piece

A resposta para essa pergunta é aguardada por fãs de One Piece já fazem muitos anos, mas ninguém sabe nem mesmo o que ele é. Muitos especulam que seja um grande tesouro, outros que é a resposta para o que aconteceu durante o século perdido, enfim, especulações sobre o que é o One Piece é o que não falta.

Para começar em grande estilo, vou trazer uma teoria do meu anime preferido, One Piece. Essa teoria eu encontrei no fórum NarutoForums, já fazem vários anos, ou seja, a teoria não foi feita por mim, ok ? Vou mudar algumas coisas na teoria pra deixar a leitura mais interessante, e ao decorrer do texto vou colocar minha opinião sobre o assunto, (vou demarcar os parágrafos com minha opinião em aspas, então se não quiser ler minha opinião apenas pule esses parágrafos). Com tudo explicado vamos logo pra teoria.

O Século Perdido




Vamos resumir as coisas primeiro.

Como nós sabemos, houve uma era chamada de "O Século Perdido" na linha do tempo de One Piece. Exceto pelos piratas de Roger, nenhuma alma viva tem ideia alguma do que realmente aconteceu nessa lacuna temporal.

No entanto, um arqueólogo de Ohara, Professor Clover, antes de morrer, nos deu algumas pistas sobre o assunto. Ele nos disse que naquele tempo havia um próspero e poderoso "Reino Ancião" que governava todos os oceanos. Porém, eles tinham um certo inimigo. Esse inimigo se sentia ameaçado pela presença do reino e pela sua "política". Numa tentativa de derrubar esse governo eles atacaram e foram bem sucedidos. O Reino caiu aos pedaços e de alguma forma, o inimigo conseguiu eliminar qualquer tipo de informação sobre eles da história.

"Bom, não lembro exatamente onde eu vi, mas existe um ditado que diz: "Numa guerra o vencedor escreve a história" e acho que foi exatamente isso que aconteceu, os vencedores tentaram fazer com que os perdedores caíssem no esquecimento, por isso existe o século perdido. Agora continuando com a teoria..."

Coincidentemente, o fim desse Reinado também marca o fim do Século Perdido. Ao mesmo tempo, uma organização chamada de Governo Mundial (GM), passou a dominar o mundo. Clover tinha uma teoria que o GM não era ninguém menos que o próprio inimigo desse reino. Mas o GM aparentemente não conseguiu exterminar completamente as lembranças desse reino antigo, e Roger é a maior prova desse fato.

Até onde sabemos, o Reino Antigo utilizou duas formas para impedir seu desaparecimento, os poneglyphs, que são algumas pedras indestrutíveis com inscrições que contam sua história, e a segunda forma nos foi revelada pelo próprio Roger, eles utilizaram o "O propósito herdado" para passar seus desejos através das gerações, e é justamente sobre isso que essa teoria vai tratar. Não entendeu o que é o propósito herdado? Então vamos descobrir do que se trata ^^

O Padrão Escondido




No capítulo 100, esse aqui (Nesse post vou colocar a tradução oficial da Panini para o Brasil, podem haver algumas pequenas diferenças do link postado, que é de uma fansub, isso vale pra todos os links da teoria). Roger diz as seguintes palavras:

Eis algumas coisas que
não podem ser impedidas...

Um Propósito Herdado...

... O sonho de uma pessoa...

... e a transição de uma Época.

Enquanto o ser Humano procurar
por respostas para a liberdade...

Essas coisas jamais serão impedidas...
Jamais

Quando essas palavras apareceram pela primeira vez, pareciam apenas frases bonitas, sem sentido. Eu olhei para elas como nada mais do que uma citação avulsa legal.

No entanto, conforme a história vai se aprofundando, eu notei (e alguns de vocês devem ter entendido também) que a história de One Piece está constantemente seguindo essas três coisas: O sonho de uma pessoa, a transição de uma época/tempo, e o propósito herdado.

"Que One Piece é baseado em sonhos isso fica bem óbvio, mas esse propósito herdado foi novidade pra mim, e agora entra a parte mais legal da teoria ^^"

A cerejeira de Hiluluk




Hiluluk tinha um sonho impossível, que era criar uma panacea (remédio) capaz de curar todos os tipos de doenças. No entanto, seus experimentos seguiam falhando e falhando por 30 anos. Até que finalmente a cerejeira de Hiluluk floreceu, mas no entanto não era uma cura mágica. Chopper, que tinha grande respeito e amor pelo Dr. Hiluluk, herdou esse propósito ao sair para se aventurar com Luffy.

"Sacaram ? O sonho da cura universal, a passagem de 30 anos, o propósito passado para a próxima geração, no caso o Chopper. E continua..."

O sino dourado de Shandora




Dois melhores amigos se separaram nas margens de Jaya. Sua amizade não terminou aqui, eles prometeram se encontrar novamente algum dia. Calgara seguiu tocando o sino dourado para que seu amigo não se perdesse no caminho até lá. Infelizmente, o destino decidiu mandar a ilha de Jaya 10.000 metros acima do céu. Calgara morreu na guerra, enquanto Norland foi executado em sua terra-natal. Sua promessa permaceu enterrada por muito tempo.

400 anos depois, um garoto chamado Luffy, conseguiu encontrar e tocar o sino perdido a tanto tempo, cumprindo a promessa esquecida.

"A meta de seguir tocando o sino, 400 anos, a passagem da tarefa. E tem mais.."

All Blue




Zeff sonhava em encontrar o lendário mar All Blue, mas um ano de navegação pela Grand Line não lhe trouxe nenhuma pista. No entanto, ele ainda acreditava que aquele oceano existia em algum lugar desse mundo, então ele passou seu sonho para Sanji, esperando que Sanji conquiste o seu objetivo um dia no futuro.

"Sonho/meta, passagem de tempo, passagem de propósito. Incrível como sempre se repete. E a teoria segue..."

Eu só peguei três exemplos, mas existem muito mais deles. Então, alguém aí captou a ideia? Aqui está o que eu estou querendo dizer.

  1. No passado, havia alguém que tinha certo, sonho/objetivo/propósito de vida, mas por alguma razão ou outra, ele não conseguiu torná-lo realidade (O sonho de uma pessoa).
  2. Esse sonho foi atrasado por muitos anos (a transição de uma época).
  3. Eventualmente, existirá alguém no futuro que irá cumprir esse propósito (propósito herdado).

É isso aí, começando do primeiro capítulo até agora, a história tem seguido esse padrão nas mais diversas oportunidades e vezes. Eu fiquei bastante surpreso quando percebi, nós estamos indo através desse padrão de novo e de novo, embora eu tenha certeza que poucas pessoas estejam conscientes disso. Eu chamo de o "O padrão dourado" ( porque Gol D. Roger o nomeou, sacaram? Gol D... gold... #piadainfame xD).

Isso me fez pensar, não teria Roger uma versão desse padrão ele mesmo? Minha curiosidade foi saciada finalmente no capítulo 576, aqui.

o proposito de roger

Então aparentemente Roger tinha essa vontade, uma vontade que está sendo herdada a centenas de anos. E ele esperava por alguém que carregaria essa vontade... de alguma forma, tudo isso tem a ver com o One Piece.

Então o que é isso tudo, afinal? Qual é exatamente a vontade de Roger?

"Para saber o que é o One Piece primeiro precisamos saber mais sobre o Roger não é mesmo ? Afinal foi ele quem escondeu o One Piece, e isso nos leva para a terceira parte da teoria..."

O Sonho de Roger



O Padrão Dourado


(A partir daqui, a maior parte é pura especulação).

O sonho de uma pessoa




A vontade de Roger que Barba Branca cita no capítulo 576, não era exatamente sua vontade. Era algo que vinha sendo herdado a centenas de anos, 800 anos para ser mais preciso. Sim, era a vontade do Reino Antigo (vamos chamar de RA a partir de agora para facilitar).

O RA era um grande reino, e tinha autoridade sobre todo o mundo (Como o Governo Mundial nos dias atuais). Eles aparentemente eram uma civilização bastante avançada. Alguém poderia dizer que não havia quase nada que eles não pudessem fazer com a tecnologia que tinham naquela época.

No entanto, eles tinham um grande problema. Como sabemos, o mundo de One Piece contém quatro grandes mares (East, West, North e South), todos eles separados pela Grand Line e pela Red Line. O RA via essas duas faixas como um grande obstáculo, já que elas impediam as pessoas de viajar livremente entre todas as partes do mundo, assim também impedindo o RA de atingir sua prosperidade máxima.

E assim eles pensaram num projeto, um projeto insano, mas que poderia ser feito. O projeto era sobre eliminar a Red e a Grand Lines para fundir os 4 mares em um grande oceano, um oceano unido. Esse projeto foi chamado de "One Piece" (que em tradução literal, significa "um pedaço"). Para torná-lo realidade, eles construíram e tomaram posse de armas extremamente fortes que fossem capazes de destruir a Red Line (depois da queda do RA ficaram conhecidas como as "Armas Antigas").

Mas nem todos estavam satisfeitos com tal projeto. Sabe como é política né? Alguns outros reinos eram completamente contra a ideia, eles sentiam uma conspiração por trás de tudo aquilo. Mas o RA não cedeu de forma alguma. Adivinhem o que aconteceu? Uma grande guerra começou, uma guerra entre o RA e os 20 reinos que eram contra o projeto One Piece.

Esses 20 Reinos saíram vitoriosos e se declararam o Governo Mundial. Enquanto isso, o RA era reduzido as cinzas, junto com sua história, e o projeto One Piece não só foi cancelado, como caiu em esquecimento.

"Aqui termina o primeiro item do Padrão Dourado referente ao One Piece, o sonho que não foi concluído. Vamos ao segundo passo..."

A transição de uma Época




Inesperadamente para o Governo Mundial, o RA havia antecipado sua queda. Antes da guerra começar eles haviam cravado materiais históricos em cubos de metal mais resistentes que diamantes (os que posteriormente foram chamados de Poneplyphs), e os esconderam ao redor do mundo, juntamente com notas sobre as armas que eles haviam construído. O que o RA realmente queria, era ter certeza que seu desejo não morresse no caso de que algo acontecesse com eles.

O Governo mundial ficou irado com a descoberta de tal fato e proibiu completamente qualquer forma de deciframento de poneglyphs (já que destruí-los era impossível).

Mas era tarde demais, esse propósito herdado havia sido passado pelas eras, através das épocas que se seguiram... esperando silenciosamente por alguém que receberia essa mensagem.

"Olha o tempo passando..."

O Propósito Herdado:




800 anos se passaram, e então um pirata chamado Roger finalmente consegue chegar em Raftel e descobrir a verdadeira história. Ele descobriu exatamente o que deveria fazer, mas seu corpo não o permitiria... ele tinha uma doença incurável, lembram? Só que o projeto necessitava de muito tempo e poder para ser realizado, essas duas coisas Roger não possuía mais, naquele momento.

Portanto, ele decide criar a grande Era Pirata, esperando que apareça alguém que seja forte e justo o suficiente para completar tal tarefa em seu lugar.

Quem será esse alguém? Acho que todos sabemos tal resposta kkkk.

"E o propósito herdado... O ciclo que sempre se repete. Mas antes de prosseguir vamos entender melhor esse projeto One Piece..."

O Projeto One Piece


Agora... como exatamente funciona esse projeto? Fundir os 4 mares em um grande oceano vai fazer a aventura de Luffy valer a pena?

Deixe-me explicar... vai ser um pouco técnico então vou incluir algumas ilustrações (pra descontrair, né hehe).

O mundo atual de One Piece é assim:

mundo de one piece

munde one piece 2

"Se vocês prestarem atenção é como um X cruzando o planeta inteiro e o X é o que divide os 4 oceanos."

A ideia para o One Piece é criar um oceano unido, um oceano perfeito para se navegar. Portanto, existem dois trabalhos: Fundir os grandes oceanos em um e eliminar a anormalidade da Grand Line. Eliminar a Grand Line? Isso é possível?

Aparentemente é possível para os cientistas do RA. O truque é destruir o lugar onde cada um dos mares do planeta se encontram. Existe um lugar como esse? Na verdade, existem dois, e ambos precisam sumir. Esses lugares são a Montanha Reversa e Mariejoa / Ilha dos homens peixe.

Uma ilustração simples:

montanha reversa


Aqui vemos a montanha reversa, local por onde Luffy e seus companheiros chegaram à Grand Line.

alvo projeto one piece

A área circulada é o alvo do projeto

projeto one piece

A área então seria destruída. Mesmo com o grande poder das Armas Antigas, a aniquilação deve ser feita corretamente para que cause o efeito desejado. Caso tudo corra bem, isso é o que acontece a seguir:

montanha reversa explodida


Perdendo grande quantidade de terra, o mar se tornará ainda mais instável do que antes, um grande redemoinho aparecerá no centro do lugar destruído, tempestades e ondas poderosas ocorrendo por toda a parte. No entanto, isso é apenas temporário, depois de alguns dias a fúria do mar seria acalmada.

E é então que a mágica acontece.

As desastrosas mudanças climáticas que ocorriam na Grand Line e no Novo mundo não acontecerão mais. O campo magnético que faz a bússola comum inútil, estará completamente desfeito.
Até o vento começará a soprar no Calm Belt.

E quanto aos reis marinhos? Bem, é aí que entra Poseidon na jogada. Shirahoshi irá tomar controle dos reis marinhos e fazer com que eles não enlouqueçam.

O Oceano ideal finalmente foi criado, o projeto One Piece é oficialmente um sucesso!!

Mas espere aí, é só isso?!

Não, não é. Existe mais um efeito pós explosão, um bastante importante.

O grande redemoinho que apareceu depois da destruição da montanha reversa, ele apareceu porque a massa de água dos quatro mares simultaneamente inundou o centro da destruição (O lugar onde a montanha reversa uma vez se encontrou). Logicamente, isso significa que todos os tipos de seres vivos que existiam nos quatro mares foram trazidos para lá também. Você pode literalmente encontrar todas as espécies de peixes do mundo ali.

Espere, isso soa familiar... O ponto de destruição se tornou aquele lendário e mítico mar, o...


all blue

Com isso, pelo menos 6 Mugiwaras conseguiram completar seus objetivos.

  • Luffy -> Queria se tornar o rei dos piratas para ser a pessoa com mais liberdade na Terra. Agora que o Oceano foi completamente unido, isso é possível.
  • Sanji -> Obviamente, o All Blue.
  • Nami -> Agora que todos os mares estão livres para se navegar, um mapa mundial não é mais tarefa impossível.
  • Franky -> O Sunny já conquistou a Grand Line, e agora pode conquistar o mundo inteiro.
  • Brook -> Não é óbvio? Agora ele pode reencontrar Laboon, já que os cabos gêmeos se foram. O Bink's Sake será tocado para ela e a reunião depois de 50 anos concretizada, vai ser um lindo momento ^^.

Ok, e quanto a Mariejoa e a Ilha dos Homens Peixe?

"Se de um lado foi feito, do outro também precisa acontecer..."

O Dia Prometido


No capítulo 610 do mangá, aqui, Madame Shirley prevê a destruição da ilha dos Homens Peixe pelas mãos de um homem usando um chapéu de palha.


previsao madame shirley

E no capítulo 653, aqui, Keimi afirma que Madame Shirley nunca erra, mas que suas previsões podem acontecer anos a frente, com isso podemos deduzir que Luffy vai voltar para a ilha a fim de destruí-la.

madame shirley nao erra

Se analisarmos bem, a madame Shirley, ela não mentiu, nem estava errada. Ela viu o evento do qual estamos falando: O projeto One Piece. E foi o Luffy quem tornou tudo possível mesmo.

Algo interessante a ser notado é que os ancestrais dos Homens Peixe estavam a par desse evento, tanto que o Rei já tinha certo conhecimento sobre o poder da sua filha. Mas como eles ficaram sabendo disso? Bem, aqui vai outra teoria: JoyBoy, era o rei do RA.

Ok, parece bem avulso. Tenho uma teoria sobre isso, mas salvemos para mais tarde... 

Como eu disse, destruir a montanha reversa e a Ilha dos Homens Peixe é necessário para o cumprimento do projeto. Portanto, o Rei JoyBoy (nome imponente xD) fez uma proposta de destruir a ilha para a antiga princesa, Poseidon. Ela concordou, porém em troca pediu para JoyBoy uma nova morada para sua espécie na superfície. JoyBoy aceitou e eles começaram a construir o Noah depois disso.

O Noah foi terminado, mas o RA caiu antes que algo pudesse ser feito. Esse sonho não pôde ser cumprido e ele se desculpou com Poseidon através do Poneglyph (aqui). No entanto, ele também prometeu que "aquele dia" chegaria eventualmente, o dia que homens peixe e sereias viveriam embaixo do sol. (aqui)



(Outro Padrão Dourado para vocês)

Conclusão


"O dia prometido" e a previsão da madame Shirley são a mesma coisa.

O cenário é bem simples: No dia prometido, Luffy irá acionar o ataque no ponto de destruição, mas antes disso, Shirahoshi irá comandar os reis dos mares para que eles levem todos os homens peixe para um lugar melhor (usando o Noah).

Uma vez destruído, a mesma coisa que aconteceu na montanha reversa irá acontecer aqui. O All Blue reaparecerá, substituindo o lugar destruído. Sereias e homens peixe irão se mudar para cá novamente e montar uma nova civilização através da Árvore Eva (se a árvore do sol, Eva, tem a mesma reputação que a Árvore Adam, ela irá sobreviver à destruição).

Ao mesmo tempo, isso também marca o fim do reinado do GM, já que seu símbolo principal, Mariejoa, foi enterrado junto com a Ilha dos homens peixe no processo. Luffy finalmente ganhou sua guerra contra o GM.

E com isso terminamos a primeira teoria do blog, é bem grande, mas é simplesmente incrível, essa teoria consegue englobar praticamente todas as pontas soltas de One Piece e ainda consegue identificar o padrão usado pelo mestre Oda, simplesmente impressionante não ?



E é isso viajantes, eis que terminamos nossa primeira teoria, espero realmente que tenham gostado, e os aguardo na nossa próxima viagem o/
Compartilhe :
Comentários:
2

2 comentários:

  1. Essa pra mim é a teoria mais bem estruturada de One Piece e é incrível como toda a complexidade de One Piece deixa esses "espaços" durante a história pra gente entender o enredo aos poucos ♥ Parabéns pelo trabalho cara, curti muito esse blog

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Soluções da Web | Todos os direitos reservados à Viaje em Teorias
Sobre | Contato
.