Home » , , , , , , , » Bran Stark, seu futuro e poderes

Bran Stark, seu futuro e poderes

Olá mais uma vez viajantes! A viagem de hoje seguirá novamente pela terra de Westeros, mas não por qualquer parte dela, dessa vez será pelo longínquo norte, com seu frio de congelar até os ossos, então pegue seu agasalho que a viagem de hoje será gelada =D

bran-dragao-de-gelo

Como sempre, vamos colocar algumas observações. A teoria de hoje não foi feita por mim, mas como de costume, vou apresentar ela do meu jeito. A teoria possui SPOILERS, então cuidado... Ah, e também deixarei links para quem quiser mais detalhes sobre os personagens, no entanto, alguns links estarão em inglês porque não achei nada em português.

Antes de começar, gostaria de sugerir a leitura da teoria "O falso Aegon Targaryen", se você deseja saber o que Varys planeja para Westeros com certeza será uma ótima leitura ^^.

Com tudo explicado, vamos logo partir para a teoria.

Introdução

Brandon Stark é um dos maiores mistérios que rodeiam a série de Game of Thrones, como Bran irá se encaixar com o resto dos personagens? Quais poderes ele vai adquirir? São essas as perguntas que serão respondidas no decorrer da teoria, e já digo logo, Bran pode ter um papel muito mais importante do que você imagina. Mas antes, precisamos conhecer melhor esse garoto aleijado.

Bran Stark


Bran

Como todos sabemos, Bran tem poderes especiais, e graças à esses poderes, Bran é capaz de fazer o que outras pessoas não conseguem, e por isso o Corvo de Três Olhos entrou em contato com ele. Não se sabe exatamente quando Bran manifestou seus poderes, mas especula-se que seja no momento em que Jaime Lannister o jogou pela janela, no livro diz:

"Gritando, Bran caiu da janela de costas para o vazio. Nada havia a que se pudesse agarrar. O pátio correu ao seu encontro.
Em algum lugar, a distância, um lobo uivava. Corvos voavam em círculos sobre a torre quebrada, esperando por milho."
A Guerra dos Tronos - Cap. 8 - Bran

Esse último parágrafo é um tanto quanto estranho né não? Por que diabos George foi falar de um lobo uivando e ainda por cima estando longe, e esses corvos, o que tem a ver? Tem tudo a ver! Esse lobo pode ser o Verão, e esses corvos referem-se ao poder do corvo de três olhos. Então é bem provável que o corvo de três olhos tenha descoberto os poderes do Bran naquele instante.

Agora para prosseguirmos na teoria, precisamos entender mais sobre esse tal Corvo de Três Olhos...

O Corvo de Três Olhos


Corvo de tres olhos

Ô bichinho bonito, queria um desse pra mim, é praticamente um Pokemon shiny XD. Voltando para o que importa... As aparições desse corvo geralmente vinham dos sonhos do Bran, onde esse corvo tentava fazer com que Bran voasse, como dito no livro.

"“Voe ou morra!”, gritava o corvo de três olhos enquanto o bicava."
A Fúria dos Reis - Cap. 16 - Bran II

E além de voar, Bran também deveria abrir seu terceiro olho...

"a ave começou a bicá-lo na testa, enfiando o bico terrivelmente afiado no seu crânio"
A Fúria dos Reis - Cap. 16 - Bran II

Isso provavelmente era uma tentativa do corvo para fazer com que Bran despertasse seus poderes.

Esse corvo é bem estranho, ele era um verdadeiro mistério até descobrirmos que na verdade esse corvo se tratava de um homem chamado Brynden, muito se diz sobre quem esse Brynden é na verdade, mas isso é outra teoria, então vamos ignorar sua origem por enquanto. O que importa mesmo é que Brynden tinha uma fixação pelos Starks, em especial o Bran. E o livro deixa a entender que Brynden vigia os Starks já faz muito tempo.

"Observo-o há muito tempo, observei-o com mil olhos e com um. Vi você nascer, e o senhor seu pai antes de você."
A Dança dos Dragões - Cap. 13 - Bran II

Se até o Ned Stark o cara vigiava, da para ver que o interesse pela família é grande. Que bizarro... O que será que esse velho ficava observando? Sem pensar besteira rapaz ¬_¬, to de olho. 

Brynden e os Starks


Starks


Um dos motivos mais plausíveis para esse interesse, provavelmente é a habilidade que os Starks tem como troca-peles, ao longo da história, vemos como praticamente todos os Starks tem um pouco dessa habilidade, conseguindo entrar nos seus lobos, e alguns demonstram ir até além disso, como a Arya que aparentemente conseguiu não somente entrar em sua loba, mas também em um gato.

"Talvez pela manhã contasse para ele sobre o gato que a seguira para casa na noite anterior, do Do Pynto, o gato que estava escondido nas vigas, olhando para eles."
A Dança dos Dragões - Cap 45 - A Garota Cega

Acho que só a Sansa Stark não demonstrou ter os poderes, mas também, a coitada nem teve tempo pra isso. 

E não é só os filhos do Ned que aparentam ter esse poder entre os Starks, vocês já reparam que nas tumbas de Winterfell, todos os reis do inverno tem lobos esculpidos com eles?

"Os velhos Reis do Inverno estão lá, sentados em seus tronos com lobos de pedra a seus pés e espadas de ferro sobre os joelhos."
A Guerra dos Tronos - Cap 26 - Jon IV

É lógico que esses lobos de pedra podem apenas representar o símbolo da casa Stark, mas e se na verdade eles fossem os lobos daqueles Reis? Se extrapolarmos que os poderes dos filhos do Ned na verdade se tratam dos poderes da casa Stark inteira, é possível que durante toda a sua história a casa Stark tenha sido uma família de troca-peles.

"O seu sangue faz de você um vidente verde - disse o Lorde Brynden. - Isto vai ajudar a despertar os seus dons, e vai se casar com as árvores." 
A Dança dos Dragões – capítulo 34, Bran III.

O seu sangue... notaram? Brynden  provavelmente descobriu isso através dos "olhos dos represeiros", e por isso passou a prestar mais atenção na família Stark.

A Loba Gigante


loba gigante


Uma das coisas que Brynden deve ter percebido ao observar os Starks é que seus poderes de troca-peles adormeceu com o tempo, por isso ele precisava dar um jeito de trazer esses poderes de volta, então ele decidiu mandar uma loba com 6 filhotes para os Starks para que eles ao terem um contato mais próximo com os animais despertassem seus poderes adormecidos.

Ah, mas como você sabe que foi o Brynden que mandou a loba?

No mínimo foi coincidência demais que a loba tenha tido exatamente 6 filhotes e um ainda por cima era diferente dos outros. Brynden sendo um troca-peles poderoso, conseguiria levar a loba lá facilmente, fora isso, temos algumas passagens que demonstram o quanto não faz sentido essa loba estar lá.

Primeiro Catelyn:

"Até hoje de manhã, nenhum homem vivo tinha visto um lobo gigante – recordou Catelyn."
 A Guerra dos Tronos – Cap 2 - Catelyn I.

E Theon:

"Theon Greyjoy disse: Não é visto nenhum lobo gigante ao sul da Muralha há duzentos anos."
A Guerra dos Tronos - Cap 1- Bran I

E Hullen:

"Lobos gigantes à solta no reino depois de tantos anos – murmurou Hullen, o mestre dos cavalos. – Não me agrada."
A Guerra dos Tronos - Cap 1- Bran I

E agora? Concordam que essa loba estar lá por mero acaso não faz o menor sentido? Pois bem, vamos dar prosseguimento na teoria.

Bran Stark o escolhido


bran e os corvos


Acho bem difícil que Brynden já soubesse de antemão que o Stark com maior talento para ser warg (troca-peles), fosse o Bran. Acredito que ele mandou os lobos e esperou para ver se algum dos filhos do Ned teria o poder necessário. Mas quando ele descobriu que Bran seria a pessoa certa? Aí que entra a parte de o Bran ter despertado seus poderes durante sua queda. Se vocês notarem, o corvo de três olhos só começa a aparecer pro Bran depois que ele cai, então faz sentido pensar que o Bran passou para o corpo do Verão para não sentir a queda, e ali, Brynden percebeu quem ele deveria recrutar.

Sabendo finalmente quem era o Stark certo, Brynden se deparou com um grande problema... Como levar Bran Stark para além da muralha? Como ele mesmo diz, ele não pode sair do local em que está.

"Tenho sido muitas coisas, Bran. Agora sou como você me vê, e agora entenderá por que eu não podia ir até você… exceto em sonhos."
A Dança dos Dragões – Cap 13 - Bran II.

Jojen Reed, o agente de Brynden


Jojen Reed


Então entra Jojen Reed na jogada, como Jojen tem um pouco do poder dos filhos da floresta, através dos sonhos verdes, Brynden entrou em contato com ele para fazer com que Jojen trouxesse Bran ao seu encontro. 

Jojen fala um pouco sobre esse sonho, quando eles escapam de Winterfell:

"Sonhei com um lobo alado, preso à terra por correntes de pedra, e fui a Winterfell para libertá-lo. Já não tem as correntes, mas ainda não voa."
A Tormenta de Espadas - Cap. 9 - Bran I.

Com isso, podemos perceber que Jojen também faz parte dos planos de Brynden, mas só até certo ponto, pois Jojen não pode fazer o lobo voar, então seu trabalho se limita a levar Bran para o Corvo de Trê Olhos, e Jojen sabe disso.

O corvo de Mormont


Corvo Mormont

Nossa como eu odeio esse corvo, ele fica repetindo a mesma coisa o tempo todo, me da agonia, falando sinceramente, adoraria que ele tivesse morrido com o Mormont -.- . Mas voltando pra teoria, esse corvo pode ter um papel bastante importante na trama, e é isso que nós veremos agora.

Para entender o verdadeiro objetivo de Brynden, precisamos dar uma pausa no Bran e falar um pouco sobre esse corvo aí.

Esse corvo já demonstrou não ser normal algumas vezes, uma dessas vezes ele até ajudou Jon a matar um dos "Outros".

"Jon tentou gritar, mas não tinha voz. Pondo-se em pé com dificuldade, chutou o braço para longe e arrancou a candeia das mãos do Velho Urso. A chama tremeluziu e quase se extinguiu. “Queime!”, grasnou o corvo. “Queime, queime, queime!"
A Guerra dos Tronos - Cap 41 - Jon V.

Então o que podemos deduzir disso? Aparentemente Brynden não está somente ajudando Bran, mas também está ajudando Jon Snow, contra os Outros. O motivo para ser Jon Snow é que Jon na verdade pode ser mais do que apenas um bastardo de Ned, mas isso também é outra teoria. O importante é que Brynden está intervindo na guerra contra os Outros, mesmo que de forma sutil.

O treinamento de Bran Stark


bran voando


Por que Bran Stark? o Bran além de ser apenas uma criança, ainda por cima é aleijado, por que Brynden o escolheria? E essa resposta ele nos dá dissertando um pouco sobre quão são raros os videntes verdes.

"Só um homem em mil nasce troca-peles - disse o Lorde Brynden um dia, depois de Bran aprender a voar - e só um troca-peles em mil pode ser um vidente verde."
A Dança dos Dragões – Capítulo 4, Bran I

Não é qualquer um que pode virar vidente verde não. Fico imaginando o desgosto do Brynden... "Com tanta gente no mundo, o vidente verde dessa era tinha que ser uma criança aleijada? Só pra me dar mais trabalho?" kkkk 

Já que não tem jeito, Bran inicia seu treinamento. Fica claro que Brynden está treinando Bran para um grande evento. E para isso, Bran precisa se tornar um vidente verde. Como vidente verde, Bran poderá até mesmo voar.

"Não voltará a andar - prometeu o corvo de três olhos - mas voará." 
A Dança dos Dragões – capítulo 34 , Bran III.

Bran durante seu treinamento aprende a voar como um corvo. Mas será que é só através de corvos que Bran vai poder voar? Segundo Jojen não.

"Eram também wargs, assim como você, e os maiores de todos podiam usar a pele de qualquer animal que voasse, nadasse ou caminhasse, e eram também capazes de olhar através dos olhos dos represeiros, e de ver a verdade que está por trás do mundo."
A Tormenta de Espadas – capítulo 9, Bran I.

Pelo que Jojen disse, no passado existiram videntes verdes tão poderosos, que podiam entrar em qualquer coisa, até nas árvores. E segundo Brynden, essas árvores vão dar para Bran o poder de ver o passado.

"Depois de ter dominado os seus dons, poderá olhar para onde quiser e ver o que as árvores viram, seja ontem ou no ano passado ou há mil eras."
A Dança dos Dragões – capítulo 34 , Bran III.

Isso deixa bem óbvio que George usará o poder de Bran para nos contar o passado da casa Stark. Mas que passado é esse?

Calma. Para saber sobre o passado dos Starks, precisamos entender algumas coisas primeiro, e uma dessas coisas são os berrantes mágicos.

Os Berrantes Mágicos


berrante de celtigar

Eu vou dar aqui apenas uma descrição curta de cada berrante, caso queria saber detalhadamente sobre eles, acesse "Tudo Sobre os Berrantes Mágicos de Game of Thrones".

Temos 3 berrantes conhecidos.

O de Celtigar que serve para acordar monstros das profundezas.

O de Euron que serve para acordar dragões.

E o de Joramun que serve para acordar gigantes, e destruir a muralha!?

Como assim destruir a muralha? Por acaso vocês já repararam no tamanho daquela muralha? Bem, ela é grande, muito muito grande e extensa também. Como diabos um berrantezinho de uns 2 ou 3 metros vai derrubar um negócio tão colossal? A vibração do som vai quebrar a muralha igual quebra uma taça? Claro que não! Então vamos tentar entender como isso pode ser possível, começando com algumas passagens dos livros.

Temos duas menções interessantes sobre o berrante de Joramun.

"...e nos tempos antigos Joramun, que soprava o Berrante do inverno e evocava gigantes da terra." 
A Fúria dos Reis – capítulo 23, Jon III.

"Se fizer soar o Berrante do Inverno, a Muralha cairá."
A Tormenta de Espadas – capítulo 73, Jon X.

A primeira coisa a ser notada é esse negócio de evocar gigantes, para que serve isso? Afinal, até onde sabemos os gigantes nunca ficaram dormindo, eles até ajudaram no ataque à muralha. E a segunda e mais importante, é que esse berrante parece ter o poder de derrubar a muralha, o que é muito estranho. Se pensarmos bem, coisas muito estranhas cercam esse berrante, não é mesmo?

Considerando que praticamente todas as lendas de Game of Thrones tornaram-se verdadeiras, é bem possível que esse berrante seja verdade também, mas como? Para entendermos como esse berrante pode fazer isso, agora sim precisamos entender a história da casa Stark.

A história da Casa Stark


Lobo casa stark


A história da casa Stark tem início juntamente com a criação da muralha, e se passa durante a chamada Era dos Heróis. O que sabemos sobre essa era é que ela se passa por volta de 8000 anos antes de Aegon voar em seu dragão. Foi durante esse tempo que existiu Azor Ahai e o Rei da Noite. Mas também foi durante esse tempo que dois personagens muito importantes para essa teoria também existiram. Bran o Construtor e Joramun.

Segundo algumas passagens dos livros, Bran, o Construtor, foi quem criou Winterfell, a casa Stark e a Muralha.

"Milhares e milhares de anos antes, Brandon, o Construtor, erguera Winterfell e, segundo alguns diziam, a Muralha."
A Guerra dos Tronos – capítulo 24, Bran IV. 

Mas e Joramun? O que ele tem a ver com isso? Joramun ajudou o Rei do Norte a vencer o Rei da Noite.

"Governaram durante treze anos, o Rei da Noite e sua rainha cadáver, até que por fim o Stark de Winterfell e Joramun dos selvagens se aliaram para libertar a Patrulha da servidão."
A Tormenta de Espadas – capítulo 56, Bran IV.

Esse Rei da Noite se não era um dos Outros, pelo menos era casado com uma... puts, como vou chamar isso? "Outra"? Parece até que estou falando da amante... Estranho bagarai kkkk. Tá, mas vamos continuar. Então podemos deduzir que Joramun se uniu com Bran, o Construtor, e provavelmente também com Azhor Ahai, para vencer o Rei da Noite e consequentemente exterminar os Outros. Pelo decorrer da história sabemos que eles tiveram sucesso.

Com o Rei da Noite vencido, eles tiveram a ideia de criar a muralha para impedir que ele voltasse, mas como criaram uma muralha tão grande?

A criação da Muralha


A muralha

Finalmente chegamos no ponto principal dessa teoria. Vocês já pararam pra notar o tamanho dessa muralha? Um gigante perto dela se torna ridiculamente pequeno, e o mais intrigante de tudo... Ela é feita de puro gelo. Exatamente, gelo. Como foi que fizeram pra conseguir juntar tanto gelo sólido pra fazer um treco desses!?

Ok, se formos pensar bem, se o povo livre se juntasse com o povo do norte, e viessem gigantes, filhos da floresta e os caramba a quatro, eles poderiam fazer, obviamente levaria uns 50 anos ou mais, mas fariam. Porém, existe alguns furos aí, como por exemplo o Berrante de Joramun. Por que esse berrante teria o poder de destruir a muralha? Então vamos pensar diferente, e se a muralha não foi feita por mãos humanas?

O Dragão de Gelo e a Guerra contra o Rei da Noite


dragao de gelo

Um dragão de gelo, isso mesmo, e se a muralha na verdade foi construída por um Dragão que ao invés de soltar fogo, solta gelo? Mas de onde surgiu essa ideia maluca?

George R. R. Martin antes de lançar a Guerra dos Tronos, fez uma história para crianças que ele chamou de "Dragão de Gelo", e segundo ele, essa obra é uma das melhores que ele já escreveu. Mas não é só isso, ainda tem as histórias da Velha Ama, se formos pensar bem, essa velha manja mais que todo mundo sobre como o mundo funciona, ela praticamente previu a existência de Gigantes, Mamutes, Caminhantes Brancos em seus cavalos mortos, e em suas aranhas de gelo. A mulher acertou bastante, e dentre as suas histórias, Jon cita.

"O Vento soprava em rajadas, frio como o hálito do dragão de gelo nas histórias que a Velha Ama contara a Jon quando ele era um rapaz."
A Dança dos Dragões – capítulo 35, Jon VII.

E se levarmos em conta que se trata das "Crônicas de Gelo e Fogo", é bem possível que além de dragões de fogo também possam existir dragões de gelo.

Ok, considerando que o dragão de gelo existe, que papel ele teve na história? Bem, eu acredito que o dragão de gelo pertencia ao Rei da Noite, isso mesmo, ele era um inimigo, e foi Azhor Ahai quem o enfrentou com sua espada de fogo. 

Agora para entendermos como esse dragão construiu a muralha, precisamos entender um pouco mais sobre o Bran, o Construtor.

Bran, o Construtor, é o fundador da casa Stark, logo, ele é um Stark... Dâr... Então, se ele é um Stark, talvez ele tenha o mesmo poder dos Starks, ou seja, ele também é um troca-peles e mais do que isso, é possível que ele fosse um vidente verde. E o que sabemos dos videntes verdes de antigamente?

"Eram também wargs, assim como você, e os maiores de todos podiam usar a pele de qualquer animal que voasse, nadasse ou caminhasse, e eram também capazes de olhar através dos olhos dos represeiros, e de ver a verdade que está por trás do mundo."
A Tormenta de Espadas – capítulo 9, Bran I.

Qualquer animal que voasse, isso mesmo, o dragão também é um animal que voa.

Agora vem a parte mais legal ^^

Após a queda do Rei da Noite, Bran, o Construtor, entrou na pele do dragão de gelo e construiu a muralha. Mas o que fariam com o dragão? Assim que Bran saísse do seu corpo o dragão perderia o controle, certo? Justamente por isso, Bran teve a ideia, mais incrível de todas, ele selou o dragão dentro da própria muralha, isso aí, o Dragão de Gelo está dormindo dentro da muralha esse tempo todo. 

E é aí que entra o berrante de Joramun, ou como é chamado, o "Berrante do Inverno", talvez esse berrante pertencesse aos Outros, e era através dele que controlavam o dragão. Se o berrante de Euron pode acordar dragões, talvez o berrante de Joramun sirva não somente para levantar os gigantes da terra, mas também para acordar o dragão de gelo. Com o despertar do dragão, a magia sobre a muralha será desfeita e ela ruirá. Por isso esse berrante é tão poderoso, sacam?

Após a construção da muralha, foi feito um acordo para que Joramun guardasse o berrante, e impedisse o retorno do Rei da Noite, enquanto os Stark vigiariam e cuidariam da muralha. 

O tempo passou, a guerra contra o Rei da Noite se tornou lenda e os dois lados se desentenderam, a muralha ficou praticamente desprotegida, e graças a isso o Rei da Noite finalmente encontrou uma nova oportunidade de governar Westeros.

Os planos de Brynden


brynden game of thrones

Brynden através dos olhos dos represeiros, presenciou toda a história da guerra contra o Rei da Noite e viu a criação da muralha, sabendo disso, ele percebeu que nesta era, o Rei da Noite voltaria, e que quando chegasse a hora, o poder de Bran, o Construtor, seria necessário mais uma vez. Ele também percebeu que não poderia ser ele, pois já estava prestes a morrer. E então iniciou sua procura pela pessoa que controlará o dragão de gelo mais uma vez, e essa pessoa é justamente Bran Stark.

O futuro de Bran e Westeros


rei da noite

Uma nova guerra contra o Rei da Noite vai acontecer, e o mundo humano precisará reunir novamente suas forças para combatê-lo. O berrante de Joramun será novamente tocado, a muralha cairá e o dragão de gelo se verá livre uma vez mais. Uma batalha entre os dragões de fogo de Daenerys Targaryen e o dragão de gelo ocorrerá. Azhor Ahai renascido enfrentará mais uma vez o senhor da noite, e após esses acontecimentos, o poder de Bran será necessário para refazer a muralha e mais uma vez, selar o dragão de gelo.

Conclusão


Uauu... Teoria muito show, já pensou como seria foda uma luta do dragão de gelo com os de fogo, seria lindo... 


Não vou me estender muito na conclusão, pois a teoria já ficou longa o suficiente, então realmente espero que tenham gostado e por hoje é isso, até a próxima viagem meus viajantes o/ 
Compartilhe :
Comentários:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Soluções da Web | Todos os direitos reservados à Viaje em Teorias
Sobre | Contato
.