Home » , , , , » Teorias da Disney - O Padrão Escondido

Teorias da Disney - O Padrão Escondido

Eae viajantes! Preparados para me seguir por mais um lugar fantástico? Cavalheiros, vistam suas armaduras de príncipe. Damas, vistam seu vestido de princesa, pois dessa vez, vamos explorar castelos, conhecer princesas e animais falantes. Vamos viajar pelo mundo mágico da Disney!


Já desvendamos o padrão secreto de One Piece aqui no blog, caso queiram dar uma olhada, ta aqui. Agora vamos desvendar o padrão da Disney.

Antes de começarmos a teoria, eu preciso dizer que ela têm SPOILERS principalmente dos filmes da Disney, Rei Leão e Frozen. mas também podem ter spoilers de alguns outros filmes. Nessa teoria vou ir um pouco além da Disney e encaixar uma teoria dos filmes de Hollywood como um todo também, considerem conteúdo extra xD.Outra coisa importante é que não fui eu que criei a teoria. ok? Então acho que já podemos começar...

Introdução 


Walt Disney, ou como os brasileiros (hue) costumam chamá-lo, Valdisnei... kkkk, foi o fundador da empresa que leva seu nome, Disney. A Disney existe desde 1923, sim a empresa é velha bagarai, e seu sucesso na criação de filmes e desenhos é incontestável, no entanto, se analisarmos bem os filmes da Disney vemos algumas coisas interessantes, coisas que se repetem sem que ninguém perceba. Será que a Disney esconde uma fórmula mágica para o sucesso de seus filmes? Para tentarmos descobrir se isso existe de fato, vou mostrar primeiro como dois filmes da Disney, Rei Leão e Frozen, são parecidos. Por que os dois? Porque são os mais semelhantes e deixa muito mais evidente a estrutura base. Se não entendeu, já já vai entender. Vamos à uma lista de 10 semelhanças muito claras entre os filmes.

1 - O começo


Como minha mãe sempre dizia, a melhor forma de começar algo é pelo começo, então vamos analisar o começo de Rei Leão e Frozen.



O que os dois começos tem em comum? Duas coisas. Primeiro, uma música empolgante, e isso praticamente todos os filmes da Disney compartilham, eles sempre começam com uma música de apresentação, já notaram? E geralmente essa música fica na nossa cabeça, mesmo depois que o filme acaba. E a segunda coisa é que enquanto a música toca, eles apresentam o ambiente do filme. Em Rei Leão eles mostram os animais e a Savana, em Frozen você vê o gelo e as montanhas congeladas. Mas é só com esses filmes? Se você for ver, não. Mas vamos nos focar nesses dois. 

2 - A família real



Os dois filmes possuem uma família real como centro principal da trama, e o protagonista é filho dessa família. Nossa, que coincidência não? Mas tem mais...

3 - Duas crianças fofinhas



Os dois filmes possuem exatamente duas crianças fofinhas que chamam a atenção do público. Que bonitinhos =D

4 - A morte dos reis



Os pais morrem em ambos os filmes. Os pais de Elsa morrem em uma viagem de barco, e o pai de Simba morre pisoteado. Em ambos os casos acontece algum tipo de tragédia com a família. Uma reviravolta que causa grande impacto ao protagonista.

5 - A fuga do protagonista



Os dois fogem durante o filme. E o mais engraçado além dos dois fugirem, é que os dois fugiram com medo de serem acusados por aquilo não são. Elsa tinha medo de ser chamada de monstro e de machucar alguém com seu poder, e Simba tinha medo de culparem ele pela morte do pai.

6 - Música alegre depois da fuga



Os dois cantam enquanto descobrem uma nova realidade, onde não precisam suportar o peso que carregavam. Um mundo diferente, "Sem problemas" rsrs. Duas ótimas músicas por sinal ^^

7 - O vilão ganha importância e tenta assumir o reino



Sem o protagonista por perto, o vilão finalmente revela seu plano e toma ações para dominar o reino. Scar assume como único sucessor restante, e Hans tenta casar com Anna, para ganhar controle sobre o reino.

8 - O vilão tenta colocar a culpa no protagonista



Hans diz para Elsa que sua irmã Anna morreu por causa dela, enquanto Scar convence Simba que Mufasa morreu por sua culpa. Ambos ficam tristes e chocados. Olha só, quantas coincidências...

9 - A volta dos que partiram



Os dois protagonistas retornam enfrentando seus medos. Com ajuda de Nala, Simba reconhece que deveria retornar. Elsa decide enfrentar seus medos para salvar Anna e também retorna. É muita semelhança, não?

10 - O final feliz


E no fim os dois protagonistas terminam felizes, essa parte é meio "clichê" pra maioria dos filmes, mas não deixa de ser uma semelhança.

O padrão escondido que sempre se repete



Ah, então Frozen foi inspirado no Rei Leão, mas isso não quer dizer que seja um padrão. É não quer dizer mesmo, mas e se aplicarmos essas 10 semelhanças em Alladin por exemplo? O começo musical, a família real da Jasmine, Jafar tentando dominar o reino casando com Jasmine, Jafar acusa Alladin de mentir sobre quem é, a volta de Alladin para salvar Jasmine, enfim a estrutura pode até mudar um pouco, mas continua bem parecida. E acaba aí? Não, você pode aplicar isso em Hércules também. Se você prestar atenção o padrão sempre se repete. Mas de onde a Disney tirou esse padrão? Foi eles que inventaram? Aí que está o interessante, não foram eles que inventaram esse padrão, ele vem do livro "O Herói de Mil Faces" escrito por Joseph Campbell.

A Jornada do Herói




Joseph Campbell ao ler narrativas como a de Moisés na bíblia, e de outros livros de histórias, percebeu uma semelhança entre elas, e com isso ele criou uma sequência de passos que os personagens desse tipo de narrativa sempre seguiam, esses passos ficaram conhecidos como "A Jornada do Herói". E com isso o cara simplesmente criou a fórmula mágica para os estúdios de Hollywood. Mas não era Disney? Não. Não é só a Disney, várias empresas de Holywood e escritores de livros seguem o mesmo esqueleto quando vão fazer suas histórias. Seguem a risca? Claro que não, mas esse livro é como se fosse a base, o norte para a criação dos filmes. Mas como esse padrão é usado?  Geralmente é assim...
  • O protagonista é órfão ou tem problemas familiares
  •  Conhece ou tem amigos, geralmente 2 ou 3. 
  • Alguma coisa existe ou aparece, que esse órfão precisa vencer ou superar. Pode ser o vilão ou não.
  • O protagonista treina ou cresce para ficar mais forte. 
  • Existe um vilão muito forte que tenta dominar o reino, o universo, o planeta terra, ou seja lá o que for.
  • Mas esse vilão acaba sendo parado pelo protagonista que vence com uma arma especial.
Quer ver como funciona? 

Star Wars



  • Luke é um órfão que tem amigos, R2-D2 e C3PO por exemplo
  • Ele precisa vencer o império e Dath Vader
  • Treina com Yoda
  • Darth Vader, junto com os Sith, deseja dominar o império intergalático
  • Mas é parado por Luke que o vence com o sabre de luz.

Harry Potter



  • Harry é um órfão que tem dois amigos, Rony e Hermione
  • Ele precisa vencer Voldemort
  • Treina em Hogwarts
  • Voldemort deseja dominar o mundo bruxo e o dos trouxas também
  • Mas é parado por Harry que vence com a varinha mágica 

Senhor dos Anéis



  • Frodo é um órfão que tem 3 amigos principais, Sam, Merry e Pipin
  • Ele precisa vencer Sauron
  • Treina durante sua viagem desafiadora para Mordor
  • Sauron deseja governar a Terra Média
  • Mas é parado por Frodo que o vence destruindo o Anel do Poder
Acho que já foram exemplos suficientes não é? Você consegue encontrar mais?

Conclusão


Hollywood gasta muita grana pra produzir um filme, muita mesma, então eles não podem correr o risco do filme ser um fracasso, por isso, se existe uma fórmula que garante que o filme será bom, por que não usar? Aí vocês pensam "Nossa, mas isso é muito ruim, só estão copiando, não tão criando nada". Eu discordo. Garantir que o filme não será ruim, não tem problema nenhum, e se a fórmula funciona. não faz sentido não usá-la, então, mesmo que eles sempre sigam usando a mesma base, se as histórias continuarem boas, não vejo problema nenhum ^^ O que importa é ser divertido.

Ah, mas isso é verdade de fato? Nunca foi e nem nunca será confirmado, as empresas de mídia jamais vão entregar o ouro. Por isso ainda é uma teoria, mas convenhamos, super válida.



Bom, com isso, encerramos mais uma viagem aqui no Viaje em Teorias, espero que vocês tenham gostado dessa viagem pelos filmes da Disney e um pouco por Hollywood também, e nos vemos na próxima viagem o/
Compartilhe :
Comentários:
2

2 comentários:

  1. Coloque Jose Guirao Zamora no Google e veja isso.
    http://prntscr.com/97bn4q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca! Será que o Walt Disney não nasceu com esse nome ? =O
      Vou investigar...

      Excluir

 
Desenvolvido por Soluções da Web | Todos os direitos reservados à Viaje em Teorias
Sobre | Contato
.