Home » , , , » Teorias de animes - Digimon copiou Pokemon

Teorias de animes - Digimon copiou Pokemon

Olá viajantes! preparados para a viagem de hoje? Seguiremos por dois mundos distintos, mas extremamente parecidos. Peguem suas coleiras e suas rações, pois hoje vamos conhecer as criaturas mais fofas e famosas de todos os tempos! Pokemons e Digimons!


Essa guerra já vem de muito tempo, desde os anos 90 que existe essa eterna briga entre os fãs de Pokemon e Digimon, como o anime de Pokemon foi lançado antes do anime de Digimon, logo, todo mundo falava que Digimon era uma cópia de Pokemon, e que seu sucesso foi conseguido em cima de Pokemon. Mas será que isso é verdade? Mais do que viajar em teorias, aqui nós também as desvendamos. 

Porém, como sempre, precisamos entender várias coisas primeiro. E nesse caso, precisamos ver quando e como surgiram essas duas franquias. Então vamos começar com Digimon.

Digimon, o início



É simplesmente impossível falar do início de Digimon, sem citar eles, os Tamagotchis, eu vim descobrir esse nome depois de velho, sempre chamei de bichinho virtual. E nossa, como eu gostava desse negocinho, você dava comida, jogava, colocava pra dormir, até que chegava uma hora que cansava, exatamente, chegava um ponto que ficava chato, então eu largava ele. E aparentemente não era só eu. Os Tamagotchis foram criados por volta do ano 1995, virou febre no Japão, e logo depois passou a ser exportado pro resto do mundo. Acontece que a Bandai, empresa responsável pelo aparelho, percebeu uma coisa, esses bichinhos faziam mais sucesso com as meninas do que com os meninos. Então, para consertar isso, criam um novo Tamagotchi, chamado de V-Pets.


Olhem como eles já parecem digivices ^^ 

Esses V-Pets podem ser considerados como os Tamagotchis 2.0, mas o que eles traziam de diferente? A grande evolução era que seus pets agora podiam brigar. Se você juntasse um próximo do outro você podia realizar ataques no pet do seu amigo, ou inimigo kkkk, e após o sucesso desse novo Tamagotchi, um mangaka teve a inspiração para criar uma estória sobre bichinhos virtuais, nascia o primeiro mangá de digimon, C'mon Digimon, em 1997, já no primeiro mangá os bichinhos virtuais foram chamados de Digimons que é uma forma mais simples de dizer monstros digitais, mas esse mangá não tinha autorização da Bandai e foi descartado, então em 1998 pela Shonen Jump, saiu o primeiro mangá oficial de Digimon, chamado Digimon adventure v-tamer 01

Mas e Pokemon? O que estava acontecendo com ele nessa época, e de onde ele veio?

Pokemon, o início



Diferente de Digimon, Pokemon não foi inspirado em um aparelho, conta-se que a inspiração para a criação de Pokemon veio do estranho hobbie de seu criador, Satoshi Tajiri, de criar insetos. Satoshi criava insetos em potes de vidro quando criança, dai surgiu a ideia de fazer um jogo baseado nisso, e dai vieram os Pocket Monsters, ou monstros de bolso. O primeiro jogo de Pokemon foi lançado em 1996, quando já existiam os Tamagotchis. Mas e o anime, saiu da onde? A Nintendo, almejando aumentar as vendas, lançou um mangá sobre o jogo em 1997, mesma época que o primeiro mangá de Digimon tinha sido lançado.  Com o sucesso do mangá, ele acabou se tornando anime no mesmo ano e seu sucesso foi gigantesco, mas claro que sucesso sempre atrai abutre, não é mesmo?

Animes de Digimon e Pokemon



O anime de Pokemon fez um sucesso absurdo no Japão e no mundo. Só que quem dominava o mundo dos animes era a Toei Animation, responsável por desenhos como Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball, no entanto Pokemon, feito pela OLM, se tornou uma pedra no sapato da Toei, por isso eles precisavam de alguma coisa pra competir com Pokemon, e adivinhem a ideia que eles tiveram... Isso mesmo, eles encontraram um mangá de criaturas mágicas muito parecido com Pokemon, o Digimon. Então eles compraram todos os direitos da franquia Digimon e como sempre fazem, mudaram a estória toda. E então em 1999 o primeiro episódio de Digimon chega às telinhas, para competir com Pokemon. E por incrível que pareça, funcionou muito bem, Digimon conseguia rivalizar com Pokemon em audiência e fez um sucesso equiparável no mundo todo.

Digimon cópia de Pokemon


Mas e aí... é cópia ou não é cópia? Não, não é cópia. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Os Tamagochis e o mangá de Digimon se iniciaram exatamente ao mesmo tempo que Pokemon, então as duas séries estavam andando em paralelo, os jogos de Pokemon para o Gameboy, e os bichinhos virtuais, passaram a existir quase simultaneamente. Só que por influência da Nintendo, o anime de Pokemon foi feito antes do anime de Digimon, aí a Toei viu que existia uma estória paralela com Pokemon, que seguia os mesmos princípios. Sem perder tempo, transformou Digimon em anime pra rivalizar com Pokemon. Então não. Digimon não foi uma cópia, ele foi uma estratégia da Toei para não perder mercado.

E é isso pessoal, Teoria falsa, um não é cópia do outro, apenas seguem o mesmo raciocínio.
Por hoje eu fico por aqui, os aguardo na próxima viagem o/ 
Compartilhe :
Comentários:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Soluções da Web | Todos os direitos reservados à Viaje em Teorias
Sobre | Contato
.