Home » , , » Teorias de Ficção Científica e a Realidade

Teorias de Ficção Científica e a Realidade

Fala viajantes! Preparados para mais uma viagem? Dessa vez vou levá-los pelo mundo real, nosso planeta Terra. Afinal, não é só de teorias que o homem vive, ou será que sim?

Introdução


Pois é viajantes, teorias e hipóteses são bem legais, mas algumas pessoas não percebem o quanto elas são importantes, antes de qualquer descoberta ou invenção no nosso mundo, foi preciso uma teoria existir antes (tirando aquelas que você "tropeça" na descoberta, tipo o fogo). Mas como Paulo Freire afirma, é juntando teoria e prática que se muda o mundo.




Trarei hoje, 5 tecnologias que a ficção científica teorizou, e que já se tornaram ou que podem se tornar realidade num futuro próximo.   

1 - Criogenia


A primeira coisa a ser dita sobre a criogenia é que ela significa o congelamento de materiais, para o congelamento humano é dado o nome de criônica. Pode-se dizer que a criônica ainda está dando seus primeiros passos, mesmo depois de décadas. Sua primeira teoria surgiu no livro intitulado "The Jameson Satellite" (O Satélite de Jameson) de Neil R. Jones, em 1931. Partindo dessa ideia, em 1967 foi realizado o primeiro processo de congelamento humano, James Bedford foi o primeiro homem a ser congelado no mundo, e sua capsula está sendo mantida até os dias atuais. Ao que tudo indica, hoje já somos capazes de congelar um corpo de forma a preservar os tecidos e órgãos, porém ainda não somos capazes de realizar o descongelamento (ou seja, serve pra nada xD). Já existem mais de 100 capsulas com corpos congelados espalhados pelo mundo, esperando que a ciência descubra uma forma de realizar o descongelamento. 
Essa teoria ainda não foi completamente concluída e nem sabemos se um dia será, mas não deixa de ser algo da ficção que praticamente se tornou real.

2 - Comunicação por vídeo


É impossível falar de teorias da ficção científica que se tornaram realidade sem mencionar "De Volta para o Futuro", um dos clássicos filmes mais famosos de todos os tempos, por sinal, dia 21/10 foi exatamente o dia para o qual Marty McFly viajou para o futuro. É viajantes... Estamos no futuro. Mas esse post não é para falar das teorias desse filme, na verdade é pra falar de uma específica, a comunicação por vídeo. O filme nos trouxe a ideia de uma chamada telefônica por vídeo, atualmente já temos várias ferramentas que realizam esse serviço, como o Skype por exemplo. Hoje em dia, até reuniões são feitas por vídeo, então diferente da primeira teoria, essa se tornou completamente realidade.

3 - Telas de toque


Uma das maiores invenções do século 21 com certeza foi o touch screen, com ele, foi possível remover o teclado dos celulares, permitindo um espaço maior para a tela, quem não tem um aparelho touch screen hoje em dia, não é? Acontece que muito antes de algum de nós ter a mais remota ideia de que um dia isso seria inventado, na série Star Trek, os personagens já se utilizavam dessa tecnologia nas suas naves, então essa ideia de tela de toque, já existe desde o século 20, e muito possivelmente a próxima tela não precisará mais de toque, será reconhecimento de movimento à distância, mas aí já é outra teoria... ^^

4 - Transplante de cérebro


Quem nunca quis viver para sempre que atire a primeira pedra... Esse sonho de viver eternamente domina a mente humana já tem bastante tempo, coloquei o Robocop na imagem, mas o que não falta, são referências de cérebros de pessoas que foram parar nos corpos de robôs. Ah, não creio Cold... Hoje já temos como implantar o cérebro de alguém em um corpo robótico? Calma, ainda não, porém estamos avançando, o primeiro transplante de cabeça já está sendo preparado, o russo Valey Spiridonov, será a primeira pessoa que passará por essa cirurgia, porém ela só será em realizada em 2017, então ainda não tem como saber se vai dar certo, mas imaginem o quão bizarro isso é? Você aceitaria trocar de corpo?

Pra quem quiser ver, tem uma matéria interessante sobre esse cara no site da globo: Globo.com

5 - Armas lasers


As armas lasers também são bastante recorrentes em filmes de ficção científica, e geralmente são representadas por um feixe de luz vermelha que queima o alvo. Mas e então, já temos isso? E a resposta é sim, já temos isso! Inclusive a marinha dos Estados já tem essas armas nos navios deles. Vou deixar um vídeo da demonstração que eles fizeram.



Eles usam uma frequência de onda que não faz parte do espectro visível, então não tem como nós vermos o raio, mas de qualquer forma é uma arma laser que dispara na velocidade da luz, é praticamente impossível errar o alvo com um negócio desse. Ainda preferiria o sabre de luz? Com certeza! Mas de qualquer forma, é bem impressionante xD

E acho que é isso viajantes, não morri, não se preocupem, espero que tenham gostado, e nos vemos na próxima viagem o/
Compartilhe :
Comentários:
2

2 comentários:

  1. Muito interessante esse post continue postando adoro essas viagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado. Pode deixar, vou continuar postando sim...

      Excluir

 
Desenvolvido por Soluções da Web | Todos os direitos reservados à Viaje em Teorias
Sobre | Contato
.