Home » , , » Tudo sobre o Berrante de Joramun e os demais...

Tudo sobre o Berrante de Joramun e os demais...

Olá viajantes! Preparados para nossa próxima viagem? Dessa vez vou levá-los por terras de magia, onde runas e palavras ganham força para modificar o mundo, onde a morte pode não ser o fim. Vamos viajar novamente pelas terras de Westeros, mais especificamente, vamos descobrir detalhadamente o que são cada um dos Berrantes Mágicos de Game of Thrones.



Já dei uma pequena introdução sobre os berrantes na teoria "Bran Stark, seu futuro e poderes", mas como algumas pessoas ainda me perguntam sobre os berrantes, resolvi trazer aqui toda a informação disponível que encontrei sobre cada um deles, mas como esse é um blog de teoria, claro que nós vamos especular algumas coisas, como por exemplo, quando e onde esses berrantes serão utilizados. Então a ideia vai ser basicamente, discorrer sobre toda a informação que temos e depois bolar algumas teorias sobre os berrantes.

Antes de começar é sempre bom avisar. Esse post tem SPOILERS, e são muitos, de todos os livros, então esteja avisado. E mais uma coisa, todas as imagens aqui colocadas são apenas ilustrações de fãs e não representam os berrantes de verdade. Tudo certo? Então vamos começar =)

Introdução




Ao todo são 3, os berrantes citados como mágicos. Temos o Berrante de Celtigar, o Berrante de Euron e o Berrante de Joramun. Os berrantes já demonstraram ser importantes diversas vezes ao longo de Game of Thrones. Muito mais do que meros instrumentos de aviso, alguns berrantes aparentam ter capacidades mágicas incríveis. Como o berrante que pode controlar dragões, ou o berrante que pode derrubar a muralha.

Eles não estão sempre em evidência, mas vira e mexe o George R. R. Martin cita alguns deles, e como todos nós sabemos, Martin não da ponto sem nó, então acredito que podemos ter certeza que em algum momento esses berrantes serão utilizados, e serão muito importantes para a história.

Diante disso, cabe a nós tentar unir as pistas e desvendar o que Martin pretende fazer com esses berrantes tão peculiares. 

O Berrante de Joramun



Também conhecido como "O Berrante do Inverno", esse é o berrante mais famoso, e provavelmente o mais poderoso também. Para entendermos melhor para que ele serve, vamos ver duas citações muito úteis.

"...e nos tempos antigos, Joramun que soprava o Berrante do inverno e evocava gigantes da terra..." 
A Fúria dos Reis – Jon III.

"...Se fizer soar o Berrante do Inverno, a Muralha cairá..."
A Tormenta de Espadas – Jon X.

Esse berrante parece ter duas funcionalidades. Na primeira, ele pode evocar gigantes da terra. Se esses gigantes forem gigantes normais, isso não serve para nada, afinal até onde sabemos os gigantes estão vivos e não dormindo. Por sinal eles até ajudaram no ataque à muralha. Então talvez esses gigantes não sejam realmente gigantes, talvez seja outra coisa. Bem, nessa teoria aqui eu dou uma boa explicação do que pode ser essa coisa. A segunda e mais cabulosa de todas é que ele aparenta ter a capacidade de derrubar a muralha.

Como assim derrubar a muralha? Vocês já reparam no tamanho da muralha? 


Como um berrante de uns 2 metros pode derrubar uma estrutura quilométrica? A vibração do berrante vai fazer a muralha quebrar igual uma taça? Acho muito difícil. "Ah, mas Cold, o berrante é mágico!" Ok, o berrante é mágico, mas se formos pensar por esse lado, qualquer coisa pode ser explicada como sendo "magia", e nós como teorizadores não podemos simplesmente aceitar que é "magia", não não não, deve ter alguma explicação, mas qual seria? Aí entra uma das teorias mais longas desse blog, a teoria "Bran Stark, seu futuro e poderes". Nessa teoria eu explico certinho como esse berrante vai derrubar a muralha, então se ainda não leu ela, leia, depois volta aqui.

Ok ok... você não quer ler? Então vou mandar um mega spoiler da teoria só para gente prosseguir. Última de chance de ler a teoria antes do spoiler hein... 

Falando bem basicamente, esse berrante vai derrubar a muralha porque ele vai acordar o dragão de gelo que está selado dentro dela, a muralha só está de pé por causa da magia desse bicho, se ele acordar todo o gelo vai ruir.

Como aparentemente os outros berrantes tem o poder de controlar monstros/dragões, porque esse seria diferente? Na verdade, o berrante de Joramun não destrói a muralha, ele serve para controlar o dragão de gelo que está dentro dela.

Localização


Tá, o berrante vai destruir a muralha, mas cadê ele? Bom, tudo começa com Mance Rayder, o Rei para lá da muralha. Segundo Mance, após procurar em centenas de tumbas, eles encontraram o berrante de Joramun, e com isso, ele pretendia chantagear a Patrulha da Noite para deixar os selvagens passarem pela muralha, pois se eles não deixassem, ele simplesmente tocaria o berrante e derrubaria tudo. Chantagem bem forte né?... Mas por que eles não tocaram logo, ao invés de tentar um acordo? Por duas coisas... O primeiro motivo podemos ver nessa citação:

"...Mas uma vez que o Muro caiu, o que vai parar os Outros ?..."
A Tormenta de Espadas - Jon X

Sem a muralha, nada vai impedir os Outros de invadirem o sul, então não vai adiantar nada os selvagens passarem pela muralha. E a segunda é que o berrante que Mance encontrou é falso.

"...Nós o encontramos no túmulo de um gigante, e nenhum de nós tinha visto um berrante tão grande. Deve ter sido por isso que Mance teve a ideia de falar para você que era de Joramun... Mas nunca encontramos o verdadeiro berrante, nem com tudo o que cavamos..."
 A Dança dos Dragões - Jon XII

Então o berrante que a Melissandre queimou era falso... Nesse caso, entra a pergunta fundamental...

"Se o berrante de Mance era uma farsa, onde está o verdadeiro?"
A Dança dos Dragões - Jon XII

Sua localização exata ninguém sabe, mas existe uma teoria bastante plausível de que o berrante de Joramun na verdade é aquele berrante que Jon encontra junto com as obsidianas no Punho dos Primeiros Homens, lembram dele?


"...Por baixo do vidro de dragão estava um velho berrante, feito de chifre de auroque com faixas de bronze..."
A Fúria dos Reis - Jon IV

Bom, mas por que esse berrante seria o de Joramun? Primeiramente quem encontrou o berrante não foi o Jon propriamente dito, foi o Fantasma, o lobo do Jon.

"...O lobo gigante deu a volta na fogueira, farejando Jon, farejando o vento, sem nunca ficar quieto...
...Ele quer que o siga...
...Atrás de uma árvore caída, voltou a encontrar Fantasma. O lobo gigante cavava furiosamente...
...Jon abaixou a tocha, e a luz lhe revelou um montículo arredondado de terra mole. Uma sepultura, pensou. Mas de quem?"
A Fúria dos Reis - Jon IV

Repararam que o lobo não estava normal? Na minha opinião, Brynden estava dentro dele, controlando o lobo para fazer com que Jon encontrasse o berrante e as obsidianas. O que por sinal é uma puta coragem, imagina se o Jon consegue ativar o berrante e derruba a muralha sem querer? kkkk. Mas esse Brynden já demonstrou ser meio maluco, então vai saber, né?

Só que para ativar a habilidade do berrante não deve ser assim tão simples, afinal quando Jon vai entregar o berrante para o Sam ele diz ter tentado tocá-lo.

"...A Sam dera o berrante. Sob um exame mais cuidadoso, o corno mostrou-se rachado, e mesmo depois de ter sacudido toda a terra que tinha dentro, Jon fora incapaz de arrancar algum som dele..." 
A Fúria dos Reis - Jon V

Talvez seja necessário algum tipo de requisito para que o berrante funcione. Porque convenhamos, um objeto qualquer ele não é, se esse berrante é só um corno quebrado, porque Martin não se livrou dele? Era só escrever que Jon jogou ele fora e pronto, mas não, o berrante segue na história, e continua sendo citado, quase despercebido, mas sempre ali...

...Sam estava reduzido às botas, aos panos pretos, à roupa de baixo e ao berrante quebrado que Jon Snow encontrara no Punho dos Primeiros Homens... 
O Festim dos Corvos - Samwell IV 

E é isso, no momento o berrante está com o Sam, indo na direção da Cidadela. Será esse o berrante de Joramun? O berrante que pode destruir a muralha? Não sabemos, mas se for, acho bom o Sam tomar muito cuidado com ele =)

O Berrante de Euron



Bom, se temos um berrante de gelo, por que não termos um berrante de fogo? Esse berrante parece ser bem imponente, ele é descrito da seguinte forma.

"...era reluzentemente negro e retorcido, e erguia-se mais alto do que um homem enquanto era sustido com ambas as mãos. Estava enfeitado com faixas de ouro vermelho e aço escuro, com antigos glifos valirianos nelas incisos, glifos que pareciam brilhar, rubros..."
O Festim dos Corvos - O Afogado I

O negócio é tão imponente, que tem até nome próprio.

"...Aqui está o nome do berrante. Sou o Atacador de Dragões, diz..."
A Dança dos Dragões - Victarion I

Moqorro conseguiu ler as incrições valirianas e nessas inscrições estava escrito o nome do berrante. Na tradução ficou, "Atacador de Dragões", mas prefiro muito mais em inglês, "Dragonbinder". Para variar, em inglês fica muito mais legal ^^ 

O som do berrante é descrito pelos ouvintes, como sendo capaz de causar uma sensação de queima dos ouvidos. O que reforça a ideia de que esse berrante está ligado ao fogo, além disso, Euron Greyjoy faz uma afirmação muito importante sobre esse berrante.

"...É um berrante de dragão, enfeitado com faixas de ouro vermelho e aço valiriano com encantamentos nele gravados..."
O Festim dos Corvos - O Afogado I


Segundo Euron, esse berrante tem a capacidade de controlar dragões. E Daenerys confirma isso.

"...Os senhores de dragões da antiga Valíria controlavam suas montarias com feitiços de ligação e cornos mágicos..." 
A Dança dos Dragões - Danerys X

Então podemos deduzir que o berrante que Euron encontrou é um dos berrantes que os Valirianos usavam para controlar seus dragões... Fortinho esse berrante, não? Imagina, controlar qualquer dragão, ou melhor quaisquer dragões, porque segundo Euron é possível controlar mais de um, afinal ele pretende controlar os 3 da Daenerys. Muito apelão, mas adivinha... Tudo que é bom de mais para ser verdade... Isso aí, geralmente é... E com esse berrante não foi diferente, ele é bonito, imponente, com um poder incrível, mas o que acontece com quem toca ele?

"...Um fino fiapo de fumo saía do berrante, e o sacerdote viu sangue e bolhas nos lábios do homem que o soprara..."
O Festim dos Corvos - O Afogado I

"...Ouvi dizer que o homem estava todo queimado por dentro, mas pode ter sido só história..."
A Dança dos Dragões - Victarion I

É... A pessoa morre. "Mas Cold, como os valirianos usavam esses berrantes se eles matam?" Na minha opinião eles não matam, eles queimam, e como os valirianos possuem tolerância ao fogo, acredito que eles conseguiam usar tranquilamente. 

Então de que adianta ter um berrante que controla dragões se você não pode usá-lo? A esperança de Euron é que o dragão obedeça o dono do berrante, mesmo que não tenha sido o dono que o tenha tocado, mas como ele não é nem um pouco bobo, claro que não é ele que vai tocar o berrante...


Localização


Antes de definirmos a localização atual, falta sabermos uma coisa... Onde Euron encontrou esse berrante mesmo?

"...Aquele berrante que ouviram encontrei entre as ruínas fumegantes daquilo que foi Valíria..."
O Festim dos Corvos - O Afogado I

Euron afirma ter encontrado o berrante nas ruínas de Valíria, um lugar que ninguém chega perto, porque após o evento chamado "A Ruína de Valíria", as águas próximas se tornaram tão quentes que é quase como navegar na lava. Mas Euron diz ter conseguido entrar lá de alguma forma, e assim encontrou o berrante, o que faz um certo sentido, pois quem possuía esses berrantes mágicos eram os valirianos... 

Mas e agora? Onde esse berrante está ?

Euron entrega o berrante para Victarion Greyjoy, e diz para ele se casar com Daenerys e controlar os dragões dela com o berrante. Ligeiro esse Euron, não? Nem se meter com os dragões ele quer.

Atualmente o berrante está com Victarion, indo em direção de Meereen. 

Mas quando e como esse berrante será usado?

Na minha opinião, tudo o que o Victarion está fazendo é levar o berrante para a Dany, quando ele soprá-lo, ou ele vai morrer pelo berrante, ou pelo dragão que está tentando controlar. Aí a Dany vai pegar o berrante e entregar para uma das cabeças do dragão, que serão três.

O Berrante de Celtigar



Desse berrante não se tem quase informação nenhuma, tudo o que se sabe é dito numa frase de Sor Axell Florent para Davos.

"...dizia-se que o castelo estava recheado de tapetes de Myr, vidro volantino, baixelas de ouro e prata, taças cravejadas de jóias, magníficos falcões, um machado de aço valiriano, um berrante que era capaz de invocar monstros vindos das profundezas, baús de rubis e mais vinho do que um homem conseguiria beber em cem anos..." 
A Tormenta de Espadas - Davos IV

Axell sugere que Stannis Baratheon invada o castelo da família Celtigar para "saquear" seus tesouros, já que eles sumiram após a derrota na Água Negra. E dentre esses tesouros, Axell cita um berrante que pode invocar monstros das profundezas. Ok, mas como os Celtigar podem ter um berrante tão poderoso? E mais importante, por que não usam?

Bom, o que sabemos sobre a família Celtigar é que eles tinham uma relação próxima com a família Targaryen. Crispian Celtigar serviu como mestre da moeda de Aegon I, Bartimos Celtigar era membro do conselho da rainha Rhaenyra Targaryen, e por aí vai... Então talvez, esse berrante tenha sido um presente dos Targaryen para a família Celtigar.

E porque eles não usam? Simples, porque eles teriam o mesmo fim do homem que soprou o berrante do Euron, pois o berrante seria do mesmo tipo do de fogo, já que veio dos Targaryen.

E de informação sobre esse berrante é só. Mas existe uma teoria muito interessante sobre ele. A teoria diz que esse berrante na verdade é o berrante de Euron, que está com Victarion. Como assim? Vamos lá...

Stannis acaba optando por não atacar os Celtigar, mesmo que fosse fácil, já que eles estariam fracos após a batalha. Então o berrante continuou lá no lugar dele. 

Euron disse ter navegado o mundo inteiro inclusive a "fumegante Valíria". Porém, se pensarmos bem, como foi que ele conseguiu navegar nessas águas que NÍNGUEM conseguiu? Vocês acham que as pessoas não tentaram? Claro que tentaram, e por que só o Euron conseguiu? Oras, porque ele também não conseguiu. Exatamente, esse berrante, ele roubou do castelo Celtigar, atacando o castelo quando ele ainda estava fraco depois da batalha. E como ele gosta de alimentar seu ego, ele saiu espalhando que pegou o berrante em Valíria, quando na verdade ele roubou dos Celtigar, que receberam dos Targaryen, sacaram?

Então na verdade não são três berrantes, mas sim, dois berrantes. Um berrante de gelo e um berrante de fogo... As Crônicas de Gelo e Fogo... Entenderam? Faz todo sentido ser só dois! 

Conclusão


Esses berrantes são importantes, e vão mudar bastante o curso da história, talvez para o bem, talvez para o mal. Pouco sabemos sobre o que eles são capazes de fazer, mas podemos deduzir que são muito fortes. Imaginem de um lado, o pessoal tocando o berrante do fogo, com os dragões de fogo voando em cima, enquanto que do outro lado os Outros tocam o berrante de gelo com o Dragão de gelo acima. Nossa, essa batalha vai ser muito épica. 

E acho que por hoje é isso viajantes, espero mesmo que tenham gostado. Espero vocês na próxima viagem. E não deixem de entrar em contato, caso tenham alguma teoria legal que queiram ver no blog. 

Então tchau. Até mais o/
Compartilhe :
Comentários:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Soluções da Web | Todos os direitos reservados à Viaje em Teorias
Sobre | Contato
.